Cannabis Medicinal no alívio da Dor Crônica

12 de julho de 2023

Dor Crônica e Cannabis Medicinal

A dor crônica tem sido um desafio persistente na medicina, afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas globalmente. Nesse cenário, a Cannabis Medicinal tem emergido como uma alternativa promissora, trazendo novo alento para pacientes que enfrentam diariamente a dor intensa e constante.

Para os que sofrem de dor crônica, cada dia pode ser um fardo. A dor interminável pode limitar a mobilidade, prejudicar o sono e diminuir a capacidade de realizar atividades cotidianas. Ainda que existam vários medicamentos disponíveis para o controle da dor, muitos pacientes continuam a sofrer com os sintomas, em parte devido aos efeitos colaterais dos tratamentos convencionais.

Nesse contexto, a cannabis medicinal tem demonstrado resultados significativos.

Segundo uma pesquisa publicada no “Journal of Pain”¹ em 2015, pacientes que utilizaram cannabis relataram uma melhoria de 30% na dor em comparação com um grupo placebo.

Além disso, uma metanálise de estudos randomizados, publicada em 2018 na revista “Pain”², concluiu que a cannabis medicinal é eficaz no tratamento da dor crônica em adultos.

“Para mim o tratamento com Cannabis Medicinal está sendo de grande eficácia. Ganhei qualidade de vida principalmente em relação a dores neuropáticas”, conta uma associada moradora de Imbituba (SC). “A transição dos medicamentos alopáticos para a cannabis foi tranquila e recebo acompanhamento da equipe da Alternativa”, complementa.

“A dor crônica é uma das situações em que a planta atua com vigor. Esta ação deve ser atribuída a um dos seus principais componentes, o THC. Apesar deste componente ser vítima de preconceito, é ele que determina a ação analgésica da planta”, avalia o Dr. Paulo César Trevisol Bittencourt, um médico neurologista altamente conceituado em Santa Catarina.

Em face desses estudos promissores, a Cannabis Medicinal emerge como uma potencial alternativa terapêutica para a dor crônica. No entanto, é fundamental que qualquer novo tratamento seja realizado sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Se você ou alguém que você conhece sofre de dor crônica e busca novas alternativas de tratamento, a cannabis medicinal pode ser um caminho a ser explorado. A solução para a sua dor pode estar mais próxima do que você imagina.

Lembre-se: Cada passo em direção ao alívio da dor é um passo em direção a uma vida mais plena e satisfatória.

Fontes:

¹(Boychuk, D. G., Goddard, G., Mauro, G., & Orellana, M. F. (2015). The effectiveness of cannabinoids in the management of chronic nonmalignant neuropathic pain: a systematic review. Journal of oral & facial pain and headache, 29(1), 7–14)

²(Stockings, E., Campbell, G., Hall, W. D., Nielsen, S., Zagic, D., Rahman, R., Murnion, B., Farrell, M., Weier, M., & Degenhardt, L. (2018). Cannabis and cannabinoids for the treatment of people with chronic noncancer pain conditions: a systematic review and meta-analysis of controlled and observational studies. Pain, 159(10), 1932–1954.

Artigos mais lidos

mais artigos